quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

A ESTRADA CONTINUA

A ESTRADA CONTINUA

O pensamento nostálgico tomou conta de muitas pessoas ao redor do mundo. Vivemos um ano atípico impulsionado por um desejo sentimental de retomada ao normal, mas o normal não volta mais. Tornou-se uma longínqua lembrança de um passado remoto. O personagem do filme O senhor dos anéis (Galadriel) criado pelo escritor britânico John Tolkien, fala sobre uma mudança no mundo que começa de forma sutil, mas tão significativa que afetava tudo ao redor. Aquela sensação de que algo está muito estranho, mas ninguém sabe dizer o que está acontecendo. Ela esclarece que muitas coisas que existiam foram perdidas de alguma forma e ninguém sabia explicar o porquê. “Como chegamos a esse ponto?” “O que aconteceu no meio do caminho?”. Conectando à ideia de continuidade por meio da estrada representado pelo poema "As estradas continuam sempre" de Tolkien, coloquei no final do vídeo uma música do compositor e cantor escocês Joe Egan para reacender as boas lembranças de momentos felizes e antigas relações sociais. Feliz Ano Novo para todos! e continuemos nas estradas da atividade reflexiva.

sábado, 26 de dezembro de 2020

A TIMIDEZ DAS ESTRELAS


POEMA DE CECÍLIA MEIRELES (TIMIDEZ) Basta-me um pequeno gesto, feito de longe e de leve, para que venhas comigo e eu para sempre te leve... - mas só esse eu não farei. Uma palavra caída das montanhas dos instantes desmancha todos os mares e une as terras mais distantes... - palavra que não direi. Para que tu me adivinhes, entre os ventos taciturnos, apago meus pensamentos, ponho vestidos noturnos, - que amargamente inventei. E, enquanto não me descobres, os mundos vão navegando nos ares certos do tempo, até não se sabe quando... - e um dia me acabarei.

sábado, 28 de novembro de 2020

 
PÁSSAROS FERIDOS

Somos pássaros feridos, sozinhos
Escondidos no ninho da ilusão
Nossas asas quebrantadas, inflamadas
Causa dor no coração.

Somos pássaros tristonhos, sem sonhos
Encolhidos na prisão
Nosso canto é de tristeza, sem beleza
Não conforta o coração.

Somos pássaros errantes, distantes
Da difícil perfeição
Nosso peito machucado, perfurado
Pela dor da solidão.

Somos pássaros feridos, sem destino
Presos ao alçapão
Nossas terras, quem pudera
Voarmos e tocar ao chão.

Somos pássaros sem vida, voz sofrida
Fora de estação
Abandonados na aurora, como outrora
Primavera sem verão.

Somos pássaros banidos, sem abrigo
Odiados sem razão
Somos pássaros feridos, sem amigos
Quase morto em extinção.

domingo, 22 de novembro de 2020

 O PARAÍSO DAS ÁGUAS

Das terras onde os mares servem de inspiração, participo do povo marcado por um passado de muitas lutas para se manter de pé.

Nasci nas Terras dos Marechais e Quilombolas em uma mistura de raças e tribos que mais parece um samba lelê no meio do cateretê.

Cercado por colinas e montanhas em todo seu território, ainda abriga os habitantes originários, vitimados pela inculturação de um grupo humano disposto a bater, explorar.

E o lado de quem só apanha não tem como se defender. Covardia daqueles que vieram de longe para tirar dos outros o direito de viver.

Prevalece a antiga arquitetura de cidades históricas cortadas por rios e riachos.

Mora no âmago da alma as aspirações e devaneios de gente resiliente.

Hospedo contrastes que não se harmonizam porque suas essências não combinam

Nunca me afeiçoei às doutrinas da pureza e das verdades dogmáticas. Prefiro o jeito como a inocência de uma criança brinca despreocupada mesmo que viva rodeada por pessoas ludibriadas ou sem importância.

Assim, descortinei a vida. Nos riscos dos tombos, na iminência de ser engolido pelo perigo. Não me apego as palavras, pois o que vale é o significado vivido por trás delas.

Solto palavras advindas de minhas experiências, dos meus contatos. Aqui dentro procuro expor o arranjo de simples melodias de mãos dadas com o frescor da serena sintonia.

Investigo a verdade no emaranhado dos fatos desconhecidos e não divulgados.

Procuro nos recônditos periféricos a luz resplandecente da humilde autonomia

Onde todos os que vivem no mundo da pluralidade

Respeitam conscientemente a imensa diversidade

Resguardo a saúde mental para não ser infectado pelo vírus penetrante da arrogância

Desvinculado de crenças começo a ver o que não via

Verdades prontas e acabadas servidas de bandeja aos que fogem por medo da sofrida e tenebrosa agonia

Criam condicionamentos e vínculos que não esperaria.

Tudo isso faz parte de um plano monstruosamente e misteriosamente estratégico de grande ousadia. 

domingo, 13 de setembro de 2020

NA SOMBRA - Uma odisséia moderna / IN SHADOW - A Modern Odyssey Animat...


                       In Shadow

Embarque em uma jornada visionária através do inconsciente fragmentado de nossos tempos modernos e enfrente a Sombra com coragem. Através da sombra para a luz.
“Nenhuma árvore, dizem, pode crescer até o céu, a menos que suas raízes cheguem ao inferno”.
-CG. Jung

sábado, 5 de setembro de 2020

AS FRASES DE PANTERA NEGRA


 BLACK PANTHER

“Seus sentidos são apurados e suas forças são imbatíveis. Movimentos precisos e perspicazes fazem parte da jornada. Quando entra em ação, não desiste do enfrentamento. Príncipe de um reino inimaginável pela raça humana, possui habilidades descomunais. Dentre elas, velocidade, inteligência e muito mais.” Black Panther é o primeiro filme de super-herói a receber uma indicação de Melhor Filme, bem como o primeiro filme do MCU a ganhar um Óscar. O filme também recebeu três indicações no Globo de Ouro 2019. "Pray for Me" é uma canção do cantor canadense The Weeknd e do rapper estadunidense Kendrick Lamar, gravada para a trilha sonora do filme. Chadwick Aaron Boseman foi um ator, diretor e roteirista estadunidense. Boseman morreu no dia 28 de agosto de 2020 em sua casa
na região de Los Angeles devido a complicações relacionadas a um câncer colorretal.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

O EU NEGRO


O EU NEGRO

O poema é de autoria de Paulo Roberto Giefteira, um escritor e poeta de diversos gêneros, licenciado em História, e Pós graduado em "história da África e a diáspora africana no Brasil" pela Faculdades Integradas Simonsen: E Pós Graduado em "Educação e Relação Racial" pela UFF; E Pós Graduado em "História da África" pela Universidade Federal Fluminense. Com esse currículo, não há dúvidas da veracidade de seu conhecimento sobre as populações de descendência africana e sua rica musicalidade espalhada pelo mundo. A música de sucesso lançada em 1985 pela banda norte-americana Commodores fazendo um tributo aos cantores de soul/R&B Jackie Wilson and Marvin Gaye, que morreram em 1984. O vídeo realça a importância da expressão artística daqueles que são vítimas permanentes da discriminação racial e dos trabalhos forçados: os negros.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

A NOITE JUNINA


A NOITE JUNINA

Conservar o brilho de uma alegria sincera é mais necessária do que manter uma aparência incompatível com a verdade de suas intenções e sentimentos. O momento não é de brincadeira, nem criar distrações além das que nos são apresentadas. Agora é a hora de enxergamento e cautela nas atitudes diárias para que não sejam geradoras de conflitos e confusão. Sintonizar-se com bons sentimentos e pensamentos ajuda a fortalecer nossa imunidade, e a alegria que brota de uma vida vivida na espontaneidade, sem a pretensão de querer aparecer ou ser melhor do que os outros, tem a força da autenticidade de uma conduta espiritualizada. Lembrando que, as tendências pretensiosas e arrogantes são condicionamentos impostos por uma sociedade que estimula a competição.

sexta-feira, 1 de maio de 2020

PANDEMIA



A PANDEMIA

Uma pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o Planeta Terra. Baseado nesse tema abordei múltiplas concepções em torno do comportamento humano, do atual sistema econômico em declínio, das idéias equivocadas e pregadas como "verdades"indiscutíveis, da falta de uma séria articulação para promover uma real colaboração, da burocratização das instituições públicas e privadas para escapar do descrédito e continuar a girar a roda da máquina de produção, e tantos outros absurdos que se tem notícia. E por tudo isso, a pressão ainda pode estar apenas começando.



domingo, 12 de abril de 2020

PERDIDOS NO ESPAÇO (LOST IN SPACE)


PERDIDOS NO ESPAÇO (LOST IN SPACE)

O senso comum não é capaz de conceber e alcançar verdades ocultas enterradas na individualidade e singularidade do mundo que somos no tempo de vida que temos, sem o esforço da investigação interna. A busca de si mesmo precisa ser encarado com mais seriedade e prioridade para chegar as respostas mais profundas sobre a existência da vida e do universo. Já parou para notar que, enquanto estamos vivendo, sempre procuramos o que fazer. E por mais que vivemos, nada preenche? Pare, pense e reflita.

domingo, 29 de março de 2020

A CENTELHA CÓSMICA


A CENTELHA CÓSMICA (COSMIC SPARK)

Não sou simpatizante de nenhuma religião. Procuro viver a neutralidade religiosa em minha vida, pois vejo qualquer forma de religiosidade como um instrumento de amesquinhamento da espiritualidade humana. No vídeo ressalto a importância de trabalhar no aprimoramento de nossa consciência, a centelha residente no interior do próprio coração. Ela é a energia vital responsável pela animação dos corpos biológicos. Sua origem é desconhecida por todos, embora cada religião afirme o contrário. Não tenho a pretensão de afirmar nada, apenas sinto que todos são filhos e filhas do universo. Estamos nesse mundo só de passagem.

sábado, 21 de março de 2020

CARTA DO COVID -19 PARA HUMANIDADE


CARTA DO COVID-19 PARA HUMANIDADE
Um vídeo interessante está circulando pela Itália e pelo mundo por meio das redes sociais. Fomos acondicionados desde os primórdios para viver de acordo com os impulsos primitivos da nossa própria natureza (o cérebro reptiliano). A "mão obscura" que move essa realidade e tem conduzido a humanidade desde quando ela foi feita, está agindo a todo vapor. Ainda navegamos nas explicações científicas para justificar os fenômenos julgados por nós como "naturais", mas não nos importamos com outras possibilidades de interpretação de nossa própria realidade e das anomalias ocasionais presentes ao redor do mundo. Não estou omitindo a responsabilidade humana para tudo que está acontecendo, mas se prestarmos bastante atenção surtos e casos anômalos fogem da nossa ossada, ou seja, de nossa ação. O vídeo abaixo retrata uma carta do covid-19 para a humanidade, colocando a humanidade como a principal responsável pelo cenário catastrófico mundial.

Inspired by "An Imagined Letter from Covid-19 to Humans" by  Kristin Flyntz)

Stop. Simply stop, don't move.
It's not a request. It's an order!
We're here to help you. This supersonic roller coaster has run out of track. No more airplanes, trains, schools, malls, meetings. We broke the frenetic whirlwind of illusions and "obligations" that prevented you from raising your eyes to the sky, looking at the stars, listening to the sea, being lulled by the chirps of birds, rolling in the meadows, picking an apple from a tree, smiling at an animal in the woods, breathing the mountain, listening to common sense.
We had to break it. You can’t replace God. Our obligation is mutual. As it has always been, even though you forgot it.
We will interrupt this transmission, the endless cacophonic transmission of separation and distractions, to bring you this news: We are not well, any of us; we are all suffering.

Last year, the firestorms that burned the lungs of the earth didn’t give you a break. Nor the disintegrating glaciers, nor your sinking cities, nor the knowledge that you are solely responsible for the sixth mass extinction. You didn’t listen to us. It is difficult to listen being so busy, struggling to climb higher and higher on the scaffolding of the comforts you have built.

The foundations are crumbling, they are climbing under the weight of your fictitious desires. We will help you. We’ll carry the firestorms into your body, flood your lungs, isolate you like a polar bear on a drifting iceberg.
Do you hear us now? We are not well. We are not an enemy. We are a mere messenger, we are an ally, we are the force that will restore balance. Now you must listen to us, we are shouting to stop you!
Stop, shut up, listen.
Now lift their eyes to the sky, how is it? There are no more planes, how well do you need to feel to enjoy the oxygen you breathe? Look at a tree, how is it? Look at the ocean, how is it? Look at the rivers, how are they? Look at yourself, how are you? You can’t be healthy in a sick ecosystem.

Stop.

Many are afraid now. Don't demonize your fear, don't let yourself be dominated.
Let me speak to you, listen to his wisdom. Learn to smile with your eyes.
We’ll help you if you listen.

quarta-feira, 11 de março de 2020

AQUI ESTÁ-SE SOSSEGADO - (FERNANDO PESSOA)


AQUI ESTÁ-SE SOSSEGADO - (FERNANDO PESSOA)

Fernando Pessoa (1888-1935) foi um dos mais importantes poetas em língua portuguesa, a figura central do Modernismo português. A profundidade de seus textos líricos fascina e encanta leitores do mundo inteiro. A questão do amor se apresentou diante dos nossos olhos como um enigma. Em alguns textos, o eu lírico lamenta um amor que poderia ter sido, mas não foi. É o que ocorre no poema “Aqui está-se sossegado”. A ausência do amor traz a tranquilidade, o sossego – que é o oposto da condição do enamoramento, quando o indivíduo abandona toda a calma, a segurança de estar em si para ir até o outro –, mas também causa a dor. A ÚLTIMA ESTROFE, foi um acréscimo para complementar, à minha maneira, a visão poética do autor sobre a ausência do sofrimento proporcionado pelo desapego desta realidade. A saída está em ouvir os apelos de um coração sufocado pelo predomínio da racionalidade. Sair da cabeça e entrar no coração, é o mesmo que priorizar o sentimento para decidir o que fazer, enquanto a razão trabalha no seu assessoramento. Diante de um mundo cheio de instabilidades, esse é o melhor caminho.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

EU VEJO VOCÊ E O SENTIDO DA VIDA


EU VEJO VOCÊ E O SENTIDO DA VIDA

Não há fronteiras para chegar ao conhecimento. O acesso é ilimitado, mas criam-se barreiras para um número limitado de pessoas terem acesso. Apesar das limitações impostas pela vida afora, há sempre novas possibilidades de organização social para que haja menos exploração e mais igualdade. O primeiro texto apresentado no vídeo é um curto poema sobre a nossa habilidade de ver, perceber e entender a realidade em que vivemos para poder agir sobre ela nas melhores intenções, porém nosso nível de enxergamento vai definir o resultado das ações praticadas no cotidiano.
Mostra também, uma condição existencial cheia de precariedades e limitações. Já o segundo texto audível vem do artista plástico, escritor, ativista social e filósofo, Eduardo Marinho. Todos os seus trabalhos têm uma boa dose de contestação sobre os valores da nossa Sociedade e daí ser conhecido por "filósofo das ruas."

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Blinding Lights - The weeknd


BLINDING LIGHTS - THE WEEKND

O vídeo reflete os adoradores da vida noturna. No clipe da canção, vemos o astro em uma noitada psicodélica de Las Vegas, curtindo com os amigos enquanto se perde no meio das luzes de uma cidade que nunca dorme.Com um visual oitentista, Abel aparece em um terno vermelho, olhando admirado para o excesso de informação dos letreiros e luzes de Las Vegas.
O cantor aparece sorrindo e agitado, mas seu comportamento tem um quê de desespero. A gravação prossegue com a história contada em “Heartless”; após acabar nas ruas de Las Vegas, depois de uma noite regada a jogo, álcool e drogas nos cassinos, the Weeknd pega um carro conversível e corre noite adentro. É claro que, eventualmente, ele bate o automóvel e acaba ensanguentado, rindo descontrolado e pedindo carona. No meio de tudo isso, há passagens em que ele aparece em um bar, assistindo à apresentação de uma cantora.
Seria tudo um delírio, ou lembranças de algo que aconteceu no passado?
O foco do clipe na velocidade do veículo tem relação com a parceria de The Weeknd com a Mercedes-Benz. “Blinding Lights” é a trilha sonora da nova campanha publicitária da empresa, que tem o artista como seu diretor criativo.

O tema demonstra uma clara obsessão pelos valores sensoriais aceitos e pregados pela sociedade moderna. Com o avanço da tecnologia, não há dúvida que recebemos muitos benefícios para facilitar a operacionalização de muitas atividades, porém cresceu o número de pessoas incapazes de pensar por conta própria e deixar-se levar pelas luzes ofuscantes da mecanização, acelerando o pensamento e gerando uma vida de hábitos mecânicos com o poder de enfraquecer a sensibilidade da população mundial.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Hall of fame - The script


Hall of fame - The script

É uma daquelas músicas que te animam quando você se sente um pouco triste , que eleva seu moral e humor, que o ajudam a seguir em frente e a lutar pelo que você quer. Ela é sobre como atingir seus objetivos, pode-se considerar uma das minhas favoritas. The Script, fundado em 2001, é um grupo de rock irlandês de três membros: Danny O'Donoghue , Mark Sheehan e Glen Power . Eles vieram à luz em 2008 com seu primeiro álbum, chamado como o mesmo grupo: The Script , e conseguiram alcançar o número um nas paradas musicais irlandesas e britânicas com seus singles "Nós choramos" , "O homem que não pode ser movido" ou "Breakeven." A frase que eu mais gosto é "como você vai saber se nunca tentar?"

domingo, 16 de fevereiro de 2020

You played for me - Alan Walker


YOU PLAYED FOR ME - ALAN WALKER

A música escolhida retrata cenas românticas do filme o homem de aço e o momento fatal da morte de superman. No final do vídeo, uma frase escrita em cima da sepultura de Kalel aparece no fim do filme Batman vs. Superman (A origem da justiça), e revela um significado muito além do sentido das palavras que a mente consciente dificilmente consegue alcançar e acreditar.
Play " é uma música gravada pelos DJs noruegueses K-391 , Alan Walker , Tungevaag e compositor e produtor sueco Mangoo. Incorporando vocais não creditados fornecidos pelo artista norueguês Torine , foi lançado pelo MER Musikk e licenciado exclusivamente para a Liquid State, uma divisão da Sony Music , em 30 de agosto de 2019.  É um cover da música "Eurodancer" de Mangoo, lançada em 2000.

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Follow your heart - (Fearless soul)


Follow your heart - Fearless Soul

         Fearless soul ou alma sem medo é um recurso multimídia destinado ao fortalecimento mental e emocional capaz de elevar o estado de ânimo das pessoas para resgatá-las do pensamento negativo, angustiante e deprimente. Ela cria discursos e músicas inspirados na Lei da Atração, Abundância, Gratidão e na verdade simples da vida, que é você criar sua própria realidade. Serve para ser usado como material de discussão em palestras, encontros pedagógicos, debates, etc.

sábado, 1 de fevereiro de 2020

Wasteland - Against The Current

Wasteland - Against The Current

Wasteland é um single da banda de pop-rock Against The Current. É a nona faixa do álbum de estréia, In Our Bones . O vídeo para Wasteland foi lançado em 1 de julho de 2016 pelo canal do YouTube da Fueled By Ramen. Foi filmado na Inglaterra, em Londres e Surrey, respectivamente.
O vídeo começa com a vocalista da banda, Chrissy Costanza, abrindo os olhos. Ela é mostrada correndo pela floresta (o "terreno baldio" figurativo)), onde o resto da banda entra em cena. Costanza é mostrada descobrindo um jardim ("paraíso"), e o restante do vídeo mostra ela rodando em cenas que se alternam entre a floresta e os locais do jardim. No final, Costanza é mostrada fechando os olhos em um estilo semelhante ao início, assim como a letra diz: "Eu não quero acordar.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Em 2020 - Desafio você a ser diferente.



In 2020 - I DARE YOU TO BE DIFFERENT
O vídeo é composto pelo trecho inicial do filme norte-americano de 1997, dos gêneros drama e ficção científica, dirigido por Robert Zemeckis com roteiro de James V. Hart e Michael Goldenberg baseado no romance homônimo de Carl Sagan e pelo discurso motivacional da equipe do FEARLESS MOTIVATION cuja missão é capacitar as pessoas a ASSUMIR RESPONSABILIDADE pelas suas circunstâncias atuais: financeira, física e mental e a REALIZAR AÇÃO para melhorar essas áreas todos os dias. Sua vida pode não ser perfeita, mas você sempre tem a oportunidade de torná-la melhor através de suas ações.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Legends Never Die

LEGENDS NEVER DIE (Lendas nunca morrem)

             Não gosto muito de jogos de video game, mas aprecio músicas de vários gêneros, inclusive aquelas que injetam um alto teor de energia e adrenalina. " Legends Never Die " é uma música da banda americana de pop rock Against the Current . Foi lançado em 24 de setembro de 2017, como uma música exclusiva para o Campeonato Mundial de League of Legends de 2017. A música foi escrita pela equipe de música da Riot Games, Alex Seaver e Justin Tranter e produzida pela equipe de música da Riot Games, Alex Seaver e Oliver."

Em um trailer em movimento (WAR OF THE SPARK), uma enorme batalha mostrando Liliana Vess voltando seu enorme exército contra o próprio Bolas, empoleirada no topo das muralhas de Ravnica. Lutando em primeiro plano está Gideon Jura, empunhando a infame Lâmina Negra. 

Equipado com um rápido exército de zumbis, Nicol Bolas está de olho no domínio completo do mundo e mantém o controle sobre toda a Ravnica. Mas seu domínio sobre Liliana se mantém sempre? A letra da música traz uma reflexão muito interessante. Diante das batalhas diárias, esta lenda que nunca morre refere-se àqueles que trabalharam e trabalham por um mundo justo, aos pobres vitimados pelas induções sociais e pelo sentimento de inferioridade, mas são capazes de superar conflitos e dificuldades a cada dia. Daí, entendi que a força existente dentro de nós é a que merece toda credibilidade.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

False Freedom


 O que há de errado com a liberdade? (False Freedom)

A música "Now we are free" foi originalmente composta por Hans Zimmer e Lisa Gerrard. Fez parte da trilha sonora do filme Gladiador (25 de Abril de 2000). Os três textos em forma de poema são aspectos diferenciados da jornada individual humana sempre recebendo e reagindo a todas as influências externas desde a mais tenra idade até o seu desfecho, a velhice. Procurei usar recursos audiovisuais que remetem aos dois mundos: o mundo visível em que habitamos e o mundo inacessível aos nossos olhos carnais, mas perceptíveis pela nossa sensibilidade mais profunda e sutil.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Michael Jackson - Do you know where you children are?


Michael Jackson - Do you Know where you children are?

     A inspiração veio de um anúncio que corria nas emissoras norte-americanas na década de 60 até os anos 80. Era uma espécie de alerta para os pais saberem onde os seus filhos estavam e se os pais estão presentes na vida dos filhos, visto que muitas crianças estavam entrando no mundo das drogas, do crime, na prostituição infantil, enfim, para chamar atenção dos pais no horário das dez horas da noite. "A música trata-se de crianças criadas em uma família desolada, onde o pai chega em casa bêbado e a mãe sai se prostituindo e as crianças fogem de casa e se tornam vítimas de estupro, prostituição e o caçador se torna caçado. Então eles são na rua. Você sabe onde estão seus filhos? São doze horas. Eles estão em algum lugar na rua. Imagine como estão assustados. É sobre o problema que temos nos EUA. " 
     Uma das várias músicas de Michael Jackson que retrata questões sociais, no intuito de alertar as pessoas através da arte, sobre o perigo da exploração sexual de menores, o mundo do crime, desestruturação familiar, etc.

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Animal Rights

ANIMAL RIGHTS
O vídeo tem por objetivo repensar o nosso comportamento sobre o tipo de relação que temos com os animais e o meio ambiente. "A noção dos Direitos Animais vem do fato de que os animais são seres sencientes (sensíveis e conscientes).
Os animais possuem seus próprios interesses, que devem ser respeitados e levados em consideração, assim como levamos em consideração os interesses humanos, sendo assim, os animais devem ser respeitados como indivíduos, como pessoas, como Alguém e não como “algo” ou objeto.
Através da Senciência, os animais possuem a experiência de sentir conscientemente a vida e, portanto, buscam emoções boas e evitam situações ruins. No entanto, alguns seres humanos ignoram esses fatores quando usam e exploram animais ou quando pagam para que outra pessoa ou empresa faça isso.
Direitos Animais resumem-se no direito de não considerar animal como propriedade, no direito à vida, liberdade e respeito à integridade física e psicológica.
O movimento de Direitos Animais busca que todos animais sejam incluídos na comunidade moral, ou seja, que todos seres sencientes tenham seus direitos fundamentais respeitados." https://www.sejavegan.com.br/como-ser...

  ALÉM DO HORIZONTE E todos disseram que além do horizonte há um mundo tranqüilo que todos esperam um dia encontrar.   E todos falaram canta...