sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Percepções de uma realidade hipnotizante

    




    "Como pode haver união e paz entre os homens, quando as crenças nos separam, quando há domínio de um grupo por outro, quando os ricos são poderosos e os pobres ambicionam igual poder, quando as terras estão mal distribuídas, quando uns andam bem nutridos e multidões a morrer de fome?" (Krishnamurti). 
      Constatando o real sentido dessas palavras, pude notar o quanto a ganância, o desejo de vencer na vida, a ânsia pela propriedade e o apego as ideologias, tornaram-se o centro de importância dessa sociedade que anda a passos lentos na direção de sua própria humanidade.
      Enquanto houver violência, mentiras, propaganda comercial, autoritarismo, jamais teremos fraternidade humana. A grande maioria das pessoas é impedida de tomar consciência das raízes mais profundas da existência de seus próprios problemas pessoais e da sua coletividade. Fazer o trabalho da desconstrução e pular por cima desses obstáculos é tarefa de cada um de nós. Assim, poderemos olhar com os próprios olhos, pensar com a própria cabeça e sentir com o próprio coração.
      As coisas são fabricadas e incutidas nas nossas cabeças com a psicologia do inconsciente e a programação é deixar-se levar pelos comportamentos induzidos lavados e enxaguados no massacre midiático com um forte poder de convencimento.
      Pensar com profundidade e escapar de toda superficialidade é um exercício raro de se fazer por causa da tamanha alienação e envolvimento com atividades que promovem o entretenimento e o encantamento inebriante dos seus consumidores e telespectadores. As organizações intitucionais e as indústrias trabalham para atender com eficácia aos anseios e seguranças psicológicas dos entes humanos. O embotamento cerebral e a falta de sensibilização de uma educação correta está preparando crianças e jovens para viverem uma vida frustrante e sem significado. O que resultará em uma quadro social mais deprimente e conflituoso.
      O que fazer, então, diante deste cenário caótico? Podemos combater as injustiças e problemas existentes no grupo humano planetário, exercendo os mesmos condicionamentos sociais impostos e implantados desde que nascemos? É obvio que não. O único lugar que você pode ter acesso pra fazer a mudança e o desenvolvimento necessário para o seu próprio aprimoramento é a sua consciência. Por que muitos trabalham e não querem que você tome consciência. É preciso por a prova todos os falsos valores responsáveis pelo nosso aprisionamento mental, emocional e espiritual. 
      O medo, por exemplo, diminui nossas capacidades de reflexão e limita a iniciativa espontânea do ser. Assim como a bondade, o temor pode ser contagioso.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

O DIA DO PROFESSOR

     Hoje é o dia daqueles que escolheram o caminho do magistério. Impulsionados pelo dever de colaborar com a formação integral de seus alunos ou não, assumiram, por conta própria, a responsabilidade de compartilhar o saber técnico ou acadêmico com aqueles que vivem na margem do conhecimento.
   Quem é que cozinha ou prepara o conhecimento para depois servi-lo a uma platéia sem apetite ou interesse? O Professor;
     Quem é o profissional desvalorizado na sociedade e visto como um merda social, mas tem a coragem de partilhar o que sabe com aqueles que pouco ou nada sabem? O professor;
   Quem é o responsável pela educação capaz de fazer florescer em seus alunos a compreensão de si mesmos e de tudo que está ao redor, mas continua sendo mal recompensado pelo trabalho exercido? O Professor;
     Quem se dispôs a trabalhar na preparação de crianças e jovens para a vida no mundo do trabalho? O Professor;
     Quem tomou para si a missão de despertar a inteligência sua e dos outros, cultivar uma vida integrada para poder criar uma nova civilização e um mundo mais humano e pacífico? O Professor e os homens de boa vontade que não param em qualquer topada;
     Quem é que nos ajuda a tomar consciência da realidade como ela é e não como ela é mostrada pelas lentes distorcidas das mídias? O Professor e todos que agarraram essa causa;
     Quem escolheu penetrar nos recônditos mais secretos da mente humana para resolver os problemas de aprendizagem de seus aprendizes através de ações pedagógicas peculiares e diferenciadas na sala de aula? O Professor dedicado e comprometido;
     Quem suportou com paciência e autocontrole uma turma de alunos indisciplinados, ignorantizados e sabotados pelas más influências de uma estrutura social mentirosa e criminosa, mas soube dar a volta por cima e conseguiu melhorar o comportamento do alunado? O Professor paciente e compassivo;
     No entanto, o trabalhador da educação se submete a um sistema educacional que não foi feito para funcionar como deveria, que não tem a intenção de instruir e preparar cidadãos construtores da harmonia social. Cria-se a sabotagem no aparato público,  e a submissão de seus empregados reforça ,cada vez mais, a diminuição da qualidade de ensino. A vida em sociedade poderia ser justa e igualitária se cada um compreendesse e mudasse o mundo que é para tornar melhor o mundo em que está.
    Em outras culturas, o professor é reverenciado como se fosse um imperador, por se dedicar a educação correta para a construção de uma sociedade mais decente. Porém, esse compromisso é de todos nós, porque todos são obrigados a trabalhar no desenvolvimento da própria consciência por meio do autopercebimento e da compreensão das relações com tudo o que existe: idéias, pessoas, natureza, coisas etc.

    Aos mestres que passaram em minha vida e se dedicaram ao trabalho de aprender ensinando,

meu eterno e grato abraço.

Carpe Diem!

SEIZE THE DAY!

 Obs. Todas as provocações são estímulos para a disputa e o conflito. Essa tendência deve ser eliminada pela raiz para desarmar o seu próprio espírito e não se deixar levar pelo sentimento de altivez e do ego inflável e inflamado pelas induções sociais. Caro Professor, se encontrares na sala de aula ou na escola da vida algum tipo de provocação, desarme-se para poder desarmar.

sábado, 12 de outubro de 2019


Resultado de imagem para natureza e montanhas

"Eu não tenho nome;
Sou como a brisa fresca das montanhas.
Não tenho refúgio;
Sou como as águas errantes.
Não tenho santuário, como os deuses obscuros.
Não existo na sombra dos templos profundos.
Não tenho livros sagrados.
Não estou imbuído de tradições.

Não estou no incenso.
Que sobe nos altares,
Nem na pompa das cerimônias.
Não me encontro em imagens esculpidas,
Nem no canto sonoro de uma voz melodiosa.


Não estou acorrentado por teorias,
Nem corrompido por crenças
Não me acho escravizado às religiões,
Nem à devota agonia dos seus sacerdotes.
Não estou iludido pelas filosofias
Nem no poder das suas seitas.

Não sou humilde nem glorioso,
Sou o adorador e o adorado,
Sou livre.

Minha canção é a canção do rio
Que se projeta para o mar aberto,
Correndo, correndo."

(Krishnamurti)

  ALÉM DO HORIZONTE E todos disseram que além do horizonte há um mundo tranqüilo que todos esperam um dia encontrar.   E todos falaram canta...