domingo, 29 de agosto de 2021

DESIDERATA (Desired things)


DESIDERATA

Desiderata é uma palavra de origem latina que significa “aquilo que se deseja” e é também o título de um dos mais belos poemas do mundo. Com sua mensagem de fé, esperança e amor, Desiderata nos faz ver as verdades que passam despercebidas no dia-a-dia e oferece um caminho para a felicidade e o bem viver. O poema “Desiderata” foi escrito em 1927 pelo poeta americano Max Ehrmann (1872-1945).

Desiderata. Desiderata. Desiderata Vai calmamente entre o barulho e a pressa E lembra-te da paz que pode haver no silêncio Na medida do possível, sem subserviência Fica em bons termos com todas as pessoas Fala a tua verdade mansa e claramente, e escuta os outros - Mesmo os estúpidos e ignorantes têm a sua história Evite pessoas barulhentas e agressivas - elas afligem o espírito Se tu te comparas com os outros, tu podes tornar-te vaidoso ou amargo Porque haverá sempre alguém inferior ou superior a ti Desfruta tuas realizações assim como os teus planos Mantêm-te interessado na tua própria carreira - Mesmo que seja humilde, é um ganho real na fortuna cambiante do tempo Sê cauteloso nos negócios Porque o mundo é cheio de enganos Mas não deixes que isso te cegue ao ponto de não veres a virtude que existe Há muitas pessoas que lutam por altos ideais E em toda parte a vida está cheia de heroísmo Sê tu mesmo Sobretudo, não simules afeição, nem sejas cínico em relação ao amor Porque, mesmo diante de tanta aridez e desencanto, ele é tão perene quanto a relva Aceite gentilmente o conselho dos mais velhos Rejeitando graciosamente as coisas dos jovens Alimente a força do espírito que te protegerá no infortúnio inesperado Mas não te desesperes com perigos imaginários - Muitos medos nascem do cansaço e da solidão Além de uma disciplina rigorosa, sê gentil contigo mesmo Tu és um filho do Universo Não menos que as árvores e as estrelas, tu tens o direito de estar aqui E se isto é ou não claro para ti Sem dúvida o Universo está se revelando como deve Portanto, fica em paz com Deus, qualquer que seja o conceito que fazes d'Ele, e o que quer que sejam seus trabalhos e aspirações Na barulhenta confusão da vida mantenha a paz com tua alma Com todos os seus enganos, penas e sonhos desfeitos O Mundo ainda é belo Sê cuidadoso. Esforça-te para seres feliz

domingo, 8 de agosto de 2021

A LIBERDADE APARENTE

O que nos torna desconhecedores de si mesmo?
O que nos torna estranhos mesmo vivendo
Juntos dentro de uma sala durante anos?
Sabemos lidar com a técnica e a ciência, mas

Somos inexperientes e desatentos em resolver os conflitos da existência
Conhecedores do mundo de fora, mas não enxergamos o universo de dentro
Tenho levado uma vida terrena
Tenho trabalhado a vida pequena

Quem aprimora sua CONSCIÊNCIA
Não lhe faltará a necessária paciência
Por onde andei, não desejo a nenhum mortal
Aquela velha intrepidez que me levou a cega embriaguez
Falhas por cima de falhas

Movido pela impetuosa liberdade que não anda de mãos dadas com a verdade
Percebi nessa estranha capacidade
A articulosa contrariedade que me pôs na estúpida amizade com a falsa liberdade
Em profunda correspondência com a perfeita maestria individual, o meu coração se enche agora da serena harmonia universal.
Feliz dia dos pais que aprenderam ou estão aprendendo a superar as dificuldades e desafios da vida diária.

domingo, 1 de agosto de 2021



 POEMA: (A CANÇÃO DO COSMOS)

A canção do cosmos é o amor Que surpreende a parte que não o conhece
Mas insiste em tocar a parte que não sabe amar. Faz tão bem ao coração Como um bálsamo de ternura a nos curar. O forte desejo de busca do amor que se recusa a cessar compreende o anseio da vida agitada Desalinhada das necessidades mais necessárias Presa em um adorno de afeições mal resolvidas O canto que conta a alegre lembrança de ver o amor acontecer Nunca se apressa porque sabe como e onde aparecer Olhando firme o horizonte repleto de estrelas Acende no peito novamente o desejo de ser Alguém na sua vida para lhe socorrer Tenha fé na canção do cosmos Sua rara aparição derruba qualquer tipo de solidão Quando acha um coração aberto Faz nele habitação, e sem hesitar, Encontra um lugar pra ficar Não há receita pronta para construir harmonia Só existe jeito quando o respeito ocupa o lugar que lhe cabia Solidão não é doença, é um sentimento que anuncia A difícil travessia pessoal que viveremos algum dia Ao fundador das perfeitas melodias Vamos compor na história o canto da libertação Somos filhos do cosmos E vivemos para agregar valores salutares para dar saltos em nossa evolução Seja você o primeiro a escrever a canção do cosmos E não tenha medo de por pra fora o que há em teu coração.

A CANÇÃO DO COSMOS (UNIVERSAL SONG)


A CANÇÃO DO COSMOS

É notável o comportamento humano, além de viver simplesmente como impõe o pensamento da estrutura social e suas programações, de querer encontrar significados diante da vida, de querer descobrir a razão de ser das coisas existentes. Nessa perspectiva, o conhecimento se distancia da verdade, uma vez que são dois conceitos distintos. A percepção desenvolvida já é um saber, a experiência já é um saber, ainda que não seja uma verdade científica dogmatizada. Há verdades não científicas e teorias científicas consolidadas que descobriremos um dia não serem verdadeiras. Assim, a canção do cosmos é um poema sobre o Amor existente fora das barreiras dimensionais, o amor universal. Para se chegar a esse nível de consciência que supera toda primitividade e estado de atraso evolutivo, é necessário, em primeiro lugar, abraçar a humildade não como uma virtude, mas como uma percepção de vida para dar espaços a novas oportunidades de aprendizados. Só dessa maneira, é possível saber e sentir uma fração, mesmo que mínima, do amor verdadeiro num mundo de tanta densidade espiritual. Com a música da banda Foreigner, a composição era apenas mais uma música sobre relacionamento. Mas enquanto o autor trabalhava nela, ela foi evoluindo gradualmente para um tipo de sentimento universal. Por ser uma canção poderosa, ela afeta a todos que a ouvem, porque ela traz muita emoção. E é como se algo mais que o trivial fosse dito, uma força cósmica, universal.

  ALÉM DO HORIZONTE E todos disseram que além do horizonte há um mundo tranqüilo que todos esperam um dia encontrar.   E todos falaram canta...